viernes, 9 de octubre de 2015

É urgente refletir o porquê de tantas abstenções em Portugal

Por *Ángel Rico
.
Depois de ter passado o período suficiente para uma reflexão racional sobre os resultados obtidos nas “Eleições Legislativas de 2015 em Portugal” devemos, exceto uma melhor opinião, admitir que: a coligação “Portugal à Frente” obteve um total de 2,1 milhões votos, o que se traduz por 104 deputados na “Assembleia da República”. Apesar da coligação “Portugal à Frente” ter conseguido 239.000 votos a mais do que o seu rival mais próximo, o Partido Socialista (PS), também se deve ter em conta que conseguiu 754.000 votos a menos, em relação ao resultado que a coligação governamental (PPD/PSD-CDS/PP) obteve isoladamente em 2011. Neste sentido, é urgente perguntar porquê?
.
Os partidos “Bloco de Esquerda (BE)” e a “Coligação Democrática Unitária (CDU)”, formada pelo “Partido Comunista” e “Os Verdes”, que obtiveram 550.000 votos (19 deputados) e 445.000 votos (17 deputados) respectivamente, tornaram público que agiram de acordo com o manual, ou seja, apresentaram no menor tempo possível uma moção de censura, esperando que o PS apoiasse esse movimento. Se o PS aceita esta moção, toda a esquerda tocará o poder; e em caso contrário, o PS será claramente um partido “charneira” que servirá de suporte à coligação de partidos de centro-direita.
.
Tenho que tornar público que na noite eleitoral, após a contagem dos votos das diferentes “freguesias” e a intervenção dos principais representantes das diversas candidaturas, fiquei positivamente surpreendido pelo discurso de António Costa, aspirante a Primeiro-Ministro pelo PS que, dominando a adrenalina, divulgou o melhor discurso pronunciado na noite de quatro para cinco de outubro. Foi um “Discurso de Estado” que colocou os interesses de Portugal acima dos seus próprios interesses partidários e políticos.
.
Os discursos em simultâneo pronunciados pelo duo vencedor (vencedor?) Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, estiveram cheios de autocomplacência: “Portugal à Frente” ganhou as eleições, o que sendo verdade era altamente sofística, porque quem realmente ganhou nas “Legislativas de 2015” foram os “abstencionistas”  (4,1 milhões - 43,1 %) e o conjunto dos partidos de esquerda, que obtiveram: 748 mil votos e 18 deputados mais.
.
A representante do “Bloco de Esqueda” Catarina Martins – como ex-atriz (cofundadora da companhia de teatro Visões Úteis) recitou, o previsível solilóquio político dando a entender que “eles” o (BE) tinham sido os vencedores, quando na realidade a coligação obteve 1,5 milhões de votos mais, que o partido da voluntariosa atriz bloquista, que durante a campanha eleitoral, recitou uma e outra vez, um papel previamente aprendido, sem entender o que na realidade estava declamando. Essa performance teatral permitiu aumentar o número de deputados na Assembleia da República de 8 a 19 ou seja, um aumento de 238%.
.
Se aceitarmos os dados acima, teremos que responder à pergunta: Porque é que a coligação governamental perdeu tantos votos, e provocou uma abstenção própria do terceiro mundo? - Resposta: por excesso de “satisfação”, em grande parte da equipa do governo, liderado por Passos Coelho e Paulo Portas. É certo, porque de fato essa é a realidade, que Passos e Portas realizaram um trabalho de liderança política durante a última legislatura. E também é certo, que uma parte do seu governo, nomeadamente o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva e a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas demonstraram ter estatura política, a meu ver, claramente melhorável, uma vez que, durante toda a legislatura fizeram crer que “tudo estava a mudar, quando na realidade tudo continuava igual” tal como na obra do Gatopardo.
.
O Primeiro Ministro e o Vice Primeiro Ministro de Portugal, são culpados in vigilando, por não terem tido a coragem suficiente para cessar, de imediato, todos aqueles que na XII Legislatura foram um “lastre” para o governo em vez de um impulso. E em nenhum caso, poderão alegar desconhecimento porque ambos os lideres foram informados, por escrito, --que é como fazem aqueles que demonstram lealdade--, sobre uma série de situações que: “Nós os cidadãos devemos tratar as petições da coligação com o mesmo interesse ou indolência que o XIX Governo Constitucional teve connosco durante toda a legislatura, um quid pro quo que deverá ser compreendido”. E como se pode comprovar, aquele aviso foi cumprido. E refiro-me aos números do aumento da abstenção nos vários distritos.
Para resolver um problema (qualquer problema) é essencial admitir que esse problema existe. E se o próximo governo (em minoria) quer ter êxito com os seus objetivos estabelecidos no “Acordo de Governo e de Colaboração Política entre PSD e CDS/PP” para o bem dos interesses de Portugal e dos portugueses, deve começar por assumir que: Alguns dos membros do governo (em exercício) não deveriam repetir, porque assim será impossível cumprir aquilo que ficou estabelecido na alínea “e” do “Acordo de GovernoPromover a eficiência do Estado, de forma a torná-lo mais próximo dos cidadãos e mais amigo das empresas. Porque é preciso reconhecer que, independentemente do acerto que as políticas públicas substantivamente apresentem, as estruturas da Administração e os procedimentos em que esta assenta, pese embora o muito que já se fez nos últimos anos, não conseguem ainda dar integral resposta, e em tempo adequado, aos anseios das pessoas e dos agentes económicos –.
.
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas devem recordar aquilo que disse Honoré de Balzac: “A burocracia é uma máquina gigantesca manuseada por pigmeus” e quando a sociedade toma consciência de tanta burocracia, abstem-se ou vota na oposição... Assim acontece!
.
... Tenho dito!
.
* Presidente do Instituto Hispano Luso

No hay comentarios:

Publicar un comentario