domingo, 18 de octubre de 2015

Portugal, hipótese política (I)

*Por Ángel Rico
.
Após as eleições legislativas em Portugal e depois do comentário do Presidente da República (que o atual cenário político era uma das possibilidades que tinha imaginado e manifestou ter “forte esperança” de que vão prevalecer os “superiores interesses de Portugal), detectou-se que em numerosas famílias, dos dois partidos maioritários, estão à beira de um ataque de nervos. Como demonstrado nas extravagantes declarações de Assunção Cristas à TVI; nem a protagonista, nem o fundo, nem a forma ou o tom ajudam a um possível (e necessário) acordo com o PS. Nunca se viu apagar incêndios com gasolina. Assim, podemos imaginar um dos seguintes cenários:
.
Que o Presidente da República encarregue a constituição do próximo governo à coligação PPD/ PSD.CDS-PP, provocaria em primeiro lugar, a auto-satisfação dos seguidores e adeptos, com a auto-complacência “vencemos”. Algo que não deixa de ser uma falácia, porque sendo verdade que obtiveram mais votos que os demais, também é verdade que não têm apoio suficiente para um governo estável. O que obriga a reler a Constituição portuguesa que, entre outras coisas, no seu artigo 9º diz o seguinte:
.
São tarefas fundamentais do Estado:

a) Garantir a independência nacional e criar as condições políticas, económicas, sociais e culturais que a promovam;
c) Defender a democracia política, assegurar e incentivar a participação democrática dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais;
d) Promover o bem-estar e a qualidade de vida do povo e a igualdade real entre os portugueses, bem como a efectivação dos direitos económicos, sociais, culturais e ambientais, mediante a transformação e modernização das estruturas económicas e sociais;
.
Assim, surge a pergunta: será que o Governo em funções, na passada legislatura, tendo maioria absoluta (57%), trabalhou para garantir aquilo que se indica no artigo 9º da Constituição? Em minha opinião e salvo juízo mais sábio, “Não”; porque a falta de responsabilidade por parte daqueles que passaram de 132 a 107 deputados, não garante que com a representação de 47% sejam capazes de fazer pelos portugueses, o que não fizeram com 57% os membros da Assembleia da República. E a análise dos resultados eleitorais no passado quatro de outubro, e refiro-me concretamente aos 238.209 potenciais eleitores que se converteram em novos abstencionistas, em comparação com as eleições legislativas de 2011.
.
De todos os pontos de vista de “uns” e de “outros” e do Presidente da República, após a contagem dos votos, ninguém, (absolutamente ninguém!) refletiu sobre os 4,3 milhões de portugueses que não votaram. E é aí que reside uma parte importante do problema. Que aqueles que governavam (PPD/PSD.CDS-PP), não tivessem assumido ainda, que a sua maneira de governar, tenha desencantado a 738.754 dos seus antigos seguidores; e que aqueles que aspiram a governar (PS), só tivessem conseguido 179.517 de todos os votos perdidos pela coligação (apenas 24%), indica que: talvez os portugueses sintam a falta de um novo partido que fale a pessoas normais, de coisas normais, enfrentando a realidade de todos os dias; um partido com menos arrogância, com uma mensagem inteligível e capaz de admitir, na ocasião certa, como qualquer cidadão “que se enganou” e quando se tem a capacidade para aceitar esta situação, também se tem a capacidade para retificá-la.
.
Na coligação abundam magníficas individualidades, mas faz falta uma equipa que emocione e motive o eleitorado. Isto leva-nos a outra questão interessante: Existe liderança suficiente naqueles que aspiram a governar, para superar os desafios que se avizinham? A realidade é que Pedro Passos Coelho, apesar de ser um bom gestor, não conta com o carisma dos fundadores (PPD/PSD) Francisco Sá Carneiro, Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota; os seus acólitos seguem os seus passos, mas até certo ponto. Eles “não se atirariam a um poço” por Portugal, como sem dúvida ocorreria se o saudoso Sá Carneiro assim o tivesse sugerido.
.
Há ainda aqueles que acreditam que é maior a liderança de Paulo Portas, em relação aos afiliados do Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) que Pedro Passos Coelho, em relação aos apoiantes do Partido Social Democrata; o que às vezes se traduz por preocupantes carências num governo em que Passos, de momento, é o “primus inter pares”.
.
Na trágico-comédia que todos os partidos representados na Assembleia da República, estão a encenar, na minha opinião, é um erro que Passos Coelho tenha dito que “Não se voltaria a reunir com António Costa”. Um governante que pretende ser líder de Portugal deveria agarrar (amavelmente) o porta-voz do PS pela gravata e levá-lo à mesa de negociações, negociando com veemência (à frente de todos) o futuro de Portugal para os próximos quatro anos. E não abandonar a mesa de negociações até chegarem a um acordo.
.
Manter o atual e prejudicial status quo é a justificação necessária para que muitos portugueses estejam pensando na emergência de um novo partido centrista, capaz de atuar como um catalisador, para que o centro de esquerda e o centro de direita possam chegar a acordos de que beneficiem a maioria dos portugueses. A farsa atual faz-nos recordar Winston Churchill quando disse: “O político converte-se em estadista quando começa a pensar nas próximas gerações e não nas próximas eleições”. Com o que estamos a assistir, há muitos políticos e nenhum estadista.
.
…Tenho dito!
.
Continuará... hipótese política II, Governo do PS, BE. PCP
.
* É Presidente do Instituto Hispano Luso

2 comentarios:

  1. Este comentario ha sido eliminado por el autor.

    ResponderEliminar
  2. Portugal, hipótesis política (I)

    http://angelricoes.blogia.com/2015/102501-portugal-hipotesis-politica-i-.php

    ResponderEliminar