lunes, 17 de mayo de 2010

Pedro Passos Coelho, la mudança de la esperança en Portugal

Por Ángel Rico *
.
O actual líder do maior partido da oposição (PSD), em Portugal, Pedro Passos Coelho, num movimento sem precedentes, pediu desculpa ao povo português, pelo conjunto de medidas aprovadas pelo Governo para reduzir o défice. Neste conjunto de medidas que considerou, “muito duras” para a maioria dos portugueses, destacam-se, a redução de 5% dos salários dos políticos e o aumento da carga fiscal, ainda que provisório. Passos Coelho decidiu chegar a acordo com o Governo e apoiar o Primeiro-Ministro José Sócrates, para permitir "medidas mais duras e rápidas, porque o país vive em estado de emergência. Esta não é a altura de apurar responsabilidades, mas de dar a mão ao país para ele sair da situação onde se encontra", justificou.
.
Embora nas duas últimas legislaturas o PSD não tenha tido responsabilidades de governar e, portanto, não tenha responsabilidade directa na situação actual, o seu líder é consciente de que sem o seu apoio conjuntural do PSD, Portugal dificilmente conseguirá saír da crise. Esta postura é digna de ter em conta.
.
O pedido de perdão de Passos Coelho aos cidadãos portugueses, pelo apoio dado ao actual governo, no momento de tomar medidas impopulares, significa aceitar uma quota de responsabilidade para a solução urgente da crise. E possivelmente, suportar a falta de compreensão dos eleitores social democratas, que teriam preferido derrubar o incompetente governo socialista actual. Mas, também, deu a conhecer a estatura política de Pedro Passos Coelho, responsabilizando-se pela tarefa do governo, antes de chegar pela razão dos votos, ao Palácio de São Bento.
.
Sem dúvida, que o governo socialista português tem pouca margem de manobra, não tem credibilidade e está condenado a forçar eleições gerais antecipadas, momento em que Pedro Passos Coelho, teria a responsabilidade directa de governar Portugal.
.
Os maus hábitos dos portugueses nos últimos anos têm de mudar. O facto de Portugal, no passado, não ter solicitado à União Europeia, todos os recursos possíveis para o seu desenvolvimento, é um dado significativo. Todos os projectos possíveis, quer por via SUDOE, INTERREG, etc, aos que a iniciativa privada portuguêsa pôde optar e não o fez, mostra uma perigosa letargia da sociedade civil na participação socio-económica, que também colaborou, por omissão, para a situação actual de Portugal.
.
As ajudas decorrentes do PAC, vão desaparecer para os agricultores depois de 2012. A realidade rural de Portugal será directamente afectada. Por isso, é urgente a reforma das mentalidades, principalmente nas regiões do interior de Portugal. Incentivando ou fazendo parte de projectos de desenvolvimento rural conjuntos com parceiros espanhóis, que permitam dar valor a realidades como o "turismo de interior" e as "energias renováveis". Ambos sectores com um enorme potencial tanto na criação de emprego, como na fixação da população ao territótio, aportando um valor acrescentado imprescindível.
.
Se por um lado, Passos Coelho, segurou (para que não se derrube) o governo central instável, por outro, deve segurar e incentivar os governos municipais, para que, com o apoio da sociedade civil, grupos de acção local, associações de agricultores, etc., se impliquem plenamente em tudo o que envolve os sectores assinalados. Convencendo ao (ainda) Governo da República que não é bom, continuar a aceitar a chantagem da grande petroleira portuguesa, que está impedindo que de facto, o desenvolvimento do enorme potencial que tem a produção de biodiesel. O que irá resultar em mais futuro para todos os portuguêses.
.
Os vizinhos de Portugal, têm que imitar estas actuações políticas, aceitando que, quando a oposição não faz as coisas bem, como estava acontecendo com Manuela Ferreira Leite, a mudança é essencial, para devolver a esperança ao povo e, se for caso disso, assumir a responsabilidade de governar. Espanha tem na sua "Esperança” de mudar, as mesma possibilidades que se demonstraram positivas em Portugal.

* Es Presidente del Instituto Hispano Luso

No hay comentarios:

Publicar un comentario